segunda-feira, 8 de março de 2010

Uma Breve História das Projeções Cartográficas


“... Na antiguidade entre os séculos VI a.C e IV d.C a cartografia foi marcada pelas muitas descobertas e contribuições feitas pelos gregos, entre as quais a de a Terra ser esférica, a definição de trópicos e zonas climáticas e a realização das primeiras projeções cartográficas.

Durante a idade média, entre os Séculos V e XV os princípios religiosos influenciaram fortemente os conhecimentos cartográficos. Na Europa, os mapas se submeteram sobretudo ao interesses da igreja Católica, entrando muitas vezes em conflitos com a realidade do mundo conhecido. A forma de representação da Terra, por exemplo, volta a ser plana e não mais esférica . Nos últimos quatro séculos da Idade Média , no entanto foram realizados importantes avanços, como o mapa-mundi do geógrafo árabe El Idrisi, nascido em Ceuta, cujas cartas serviram de base para mapas feitos posteriormente, e as cartas náuticas de navegação denominadas portulanos.

Na Idade Moderna, entre os séculos XV e XVIII, a exploração de terras até então desconhecidas provocou grandes transformações na cartografia. Esses conhecimentos foram incorporados aos trabalhos de diferentes escolas como a italiana, a espanhola, a portuguesa, alemã, inglesa, holandesa, entre outras. A partir do fim do século XVIII, houve grandes inovações nas técnicas de produção de mapas...” 1.

1 – Trecho do Texto “A história das Projeções Cartográficas” , do livro “Minímanual Compacto de Geografia Geral Teoria e Prática”, de Carlos Alberto Schneeberger e Luiz Antonio Farago.

_______________________________________________________________________________________________

Questões críticas sobre o texto

Leia atentamente e procure responder as questões abaixo :

A – Explique por que, durante a idade média as representações do mundo na Europa voltaram a ser planas ?

B – Durante a Idade Moderna, foi necessária uma maior precisão das técnicas cartográficas. Justifique esta frase

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.